top of page
  • Foto do escritorRaoni da Costa Leal

Gerenciamento de Risco Ocupacional - GRO

Atualizado: 28 de jul. de 2023

Gerenciamento de Risco Ocupacional - GRO


Gerenciamento de Riscos Ocupacionais: o que é e como fazer


O gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) é um processo que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores nas empresas. O GRO consiste em identificar, avaliar e controlar os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como planejar e executar medidas de prevenção e melhoria contínua.


O GRO é regulamentado pela Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), que entrou em vigor em 3 de janeiro de 2022. A NR-01 estabelece que todas as empresas que possuem trabalhadores como empregados devem elaborar e implementar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que é a materialização do GRO por meio de documentos físicos ou eletrônicos.


O PGR deve ser composto por dois documentos principais: o Inventário de Riscos Ocupacionais, que registra os perigos e os riscos existentes nas atividades da empresa, e o Plano de Ação, que define as medidas de prevenção a serem adotadas para eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais.


O PGR deve ser elaborado por profissionais qualificados e atualizado periodicamente, no máximo a cada dois anos. Além disso, o PGR deve refletir eventuais mudanças nos processos, equipamentos ou materiais que possam alterar as condições de exposição dos trabalhadores aos riscos ocupacionais.


O GRO é uma ferramenta essencial para promover a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como para evitar acidentes, doenças e passivos trabalhistas. O GRO também contribui para aumentar a produtividade, a qualidade e a competitividade das empresas, pois melhora o ambiente de trabalho e o bem-estar dos funcionários.

Gerenciamento de Risco Ocupacional - GRO
Gerenciamento de Risco Ocupacional - GRO

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page